terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hay empanada? Cordoba e o português indecifrável

*Na principal rua de bares de Cordoba, em um pub escocês*

- Mani? ¿Como se llama mani?
- ? - Indaguei eu, silenciosamente.
- En Inglés.
- Peanut. - Respondi meio confuso, vendo o atendente do pub sair bradando ``PEANUUUT`` pros colegas de trabalho dele.


Até onde eu tinha percebido, eu tava conversando em alto e bom portuguës com o Fernando, o que me deixou bem confuso. Mais tarde vim a perceber que todos, repito, TODOS, acham que eu falo russo, sueco, ou qualquer outra lingua exótica à América do Sul, o que de certa forma é interessante, pois posso me passar por morador de qualquer país (nao que eu o tenha feito), mas no final sempre acabo dizendo que sou brasileiro, o que costuma incitar algo como ``BRASIIIIILLLLLLL´´, seguidos de uma danca estranha (tenho que ensinar essas pessoas a dancar...).
Duas vezes em um dia, vieram pessoas falando em ingles comigo, e no que eu respondia em portuñol, se assustavam que eu conseguia me comunicar, afinal, há 30 segundos atrás eu estava falando uma língua tao longínqua. Incrível como nossa mente é tao aberta pro espanhol, e isso nao ocorre de forma alguma do lado contrário.

Córdoba:

CIVILIZAÇAAAAO(porra, eu nunca vou achar o til nesses teclados...)OOOOOOOOO!
Os aspectos iniciais mais importantes pra mim foram que a cidade nao é uma estrada, tem sombras, e contém meios de locomoçao alternativos à carona, os carros passam por ti a menos de 100 km/h, tem albergues com camas (primeira vez que eu dormi horizontalmente na viagem), e é claro, o fato de eu conseguir me comunicar com pessoas na rua falando com elas, nao por meio de sinais enquanto elas passam a 100 km/h por ti.

Isso dito, tudo que eu tenho a considerar sobre a beleza dos prédios e da cidade talvez eu consiga ilustrar um pouco em fotos. A cidade é em seu todo, extremamente agradável, desde os prédios, as ruas cheias de árvores, muitas em um estilo antigo (as ruas, nao as árvores), até o povo (desconfio muito que, usando as palavras de um amigo, houve algo como uma experimentaçao genética naquela cidade, pois nunca vi uma porcentagem tao alta de pessoas brutalmente lindas, e extremamente gentis (especialmente as que viam falar com a gente "Hello!", após ouvir o nosso maravilhoso russo).

Segue adiante algumas fotos da cidade (clicar para ampliar, acho...):








Isso é um shopping. oO


Vista do terraco do albergue




Essa rua é muito foda.



Sim, eu gosto de tirar fotos no entardecer...

Aspecto interessante sobre a cidade:

Eles fecham o comércio das 12h as 17hs pra ficar dormindo aqui em Mendoza (cidade na qual eu escrevo isso), e reabrem até as 21hs, algo como um horário de céstia, isso fez com que eu ficasse devendo aqui na lan house, pois nao tinha como trocar meus reais por pesos, com todos os cambios fechados. (Y)

16 comentários:

  1. QUE MASSA PABLO, FINALMENTE VOCÊ POSTOU, HEHE. SÉRIO, QUE LUGAR LINDO, ESPERO CONHECER UM DIA : )
    e chega dessa coisa de falar em caps, foi engraçado mas deu...
    E é mesmo que an Argentina tem muita carne? Como está se virando pra comer aí?

    ResponderExcluir
  2. o lugar lembra montivideo e tem um tobias tbm! aiuehaiuehiuaeh
    masssaaa!!
    queria ver tu ensinando o povo a dançar! haha

    ResponderExcluir
  3. Que cidade linda! Aposto que tavas bebendo um vinhozinho na House of Fine Wines and Beers. Hahaha!
    Como que tu nunca me disse que sabias falar russo? :P Não brincasse com ninguém que tu era francês? Hehehe.
    Tché, sério... Um dia vou ter que visitar a Argentina contigo! E me apresenta ai teus amigos argentinos brutalmente lindos e extremamente gentis, por favor? :D
    Eu acho que vocês tinham que fazer um flash mob em uma ruazinha linda dessas. Imagina que lindo ia ficar! Além do que tu já mostra teus dotes dançarinos pro pessoal que não sabe dançar ai na Argentina, né!
    E só depois de ler todo o post é que eu entendi o trecho citado no início sobre as peanuts. HORUSEAHRUOEHOURA! (loirinha eu :/)
    E cadê a fotos das montanhaaaaas? Hehehe.
    Saudade tua...
    Beeeijo,
    Carolina Scholl.

    ResponderExcluir
  4. fotos muito boas, além de bem tiradas, câmera parece boa!
    te cuida com ela por essa américa latina de surpresas! (ui!) (6)

    ResponderExcluir
  5. iai russo HUIEAHEHAEHAEH
    muito massa as fotos. E tas conseguindo se expressar bem com as palavras, to curtindo acompanha. abraço
    obs: ensina pra eles a dança freestyle!

    ResponderExcluir
  6. Maaaano, que lugar bem lindo! =O
    E que massa esse negocio da séstia. Se tu tá com pressa deve ser uma bosta, mas a qualidade de vida dos comerciantes (e agora é uma filha de comerciante falando) deve ser bem melhor.
    Te diverte aí, rapaz! Torço por mais noites dormindo na vertical. HAHUIAHSIHDASUIDSHAD
    Abrass da Kura =D

    ResponderExcluir
  7. As CidadeS na noite, ficam mais Bonitas meu caro amigo :D
    Se cuida por ae manin By Action

    ResponderExcluir
  8. Sobre a carne, tem um monte de coisa pra eu comer, nao é tao assim tudo a base de carne... (amo empanadas de queso y cebolla)

    Camila: Pensei exatamente isso, tobias! BMPAOSIEHR

    Carol: Eu pensei em falar que eu era frances várias vezes, mas acabei falando que era brasileiro mesmo, só falei frances quando umas argentinas mó legais que a gente tava conversando na rua perguntaram se eu sabia falar francês oO.
    Nao tem gente da aiesec aqui, nao rola flash mob :( E nao tem montanhas em cordobaaa, esse é o post de cordoba, o post de mendoza é daqui a pouco, relaxa? MBOPIASEHR
    saudade tb =*

    Joao: Obrigado pelo elogio às fotos, mas a camera é normal mesmo, daquelas totalmente amadoras pra pessoas comuns...

    Aos outros comentários sem perguntas, muito obrigado por acompanhar gente :**

    ResponderExcluir
  9. lol Experimentação Genética Tpw Aquela Que Fizeram Na Familia Da Carina Né?

    =3

    Ri Mto Da História Do Russo o/

    Posta Mais Nessa Porra Ae ! Posta O Tempo Inteiro Que Ta Mto Flavorful Isso Ae e Eu To Curtindo.

    ResponderExcluir
  10. Uma gracinha a cidade!
    Adorei o teu post e o anterior tb.

    O meu amigo hungaro tem a teoria que portugues de portugal eh mistura de russo com frances (pela sonoridade). Talvez ele concordasse com essas pessoas daih! hahahha (e teu portgues parace de portugal???? haha)

    Curte aih e continua escrevendo e tirando essas fotos lindonas!

    Beijaaao
    (aaaah, que Espanhaaa!! com "siesta" e tudo, as construcoes parecem um pouco tb, saudades :( hahahah)

    ResponderExcluir
  11. Eu que to na Russia e tu que eh o russo?! hasiuhasuas

    Adorei o post!! :DD
    Escreve tudo dai que eu escrevo tudo daqui (assim que eu tiver internet...)

    E pode ter certeza que a experimentacao (aqui tambem nao tem til) genetica dai nao se compara com aqui, porque aqui eles realmente falam russo e mesmo assim sao as pessoas mais brutalmente gentis (combinacao estranha), prestativas e lindas que eu ja vi!!

    ResponderExcluir
  12. Amor!
    Que vontade de estar aí contigo guri!
    Eu ia te perguntar da carne, mas como sou uma pessoa que lê comentários... Já tive minha resposta! HSUHUSHIUASHUIHASHUA

    Aproveita master! o/
    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  13. E ai!!! como estão as coisas em Santiago??? manda news!!!

    ResponderExcluir
  14. "Sol, girassol, verde, vento solar
    Você ainda quer morar comigo?
    Vento solar, estrelas do mar
    Um girassol da cor de seu cabelo..."

    FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Te cuida, te amo!

    ResponderExcluir
  15. Seu merdaaa! Quando vais atualizar aquiii?
    EHROUREUOREUO! Beijooo!
    Carolina Scholl.

    ResponderExcluir
  16. Porra! Jurei que tinhas varias novidades e tal... tchal

    ResponderExcluir